quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Para refletir...


Ética e cidadania não são naturais do ser humano.

Às vezes eu tenho essa nítida sensação, de que a civilidade, a ética, a cidadania não são valores intrínsecos dos seres humanos. O natural é ser grotesco, sujo, porco e egoísta, e todas essas coisas civilizadas precisam ser incutidas à força na cabeça das pessoas. Porque se você deixar ao D'us dará, a criatura vai sujar e destruir tudo.

Vejo pelo meu bairro. Tem muita gente que tem cachorro. Prédios bonitos. Praças, ruas arborizadas. É um bairro bom, com metro quadrado muito valorizado em termos imobiliários. Porém, dinheiro não tem nada a ver com educação. Assim como tem pobre educado tem rico grosso e todas as combinações possíveis.

Mas o que se espera é que as pessoas que têm um mínimo de dinheiro tenham tido acesso a viagens e à cultura, por exemplo. E que por isso, devam ter bons modos. Certo? Errado. Todo dia eu encontro cocô de cachorro nas calçadas. E não adianta botar a culpa na empregada que foi passear com os cachorros, não. Os donos também fazem isso. A falta de consciência e cidadania não tem ligação com cultura, riqueza, formação, nada. É da cabeça da pessoa.

Fico decepcionada e intrigada e sempre converso sobre isso com meu marido. Essas pessoas não têm consciência? Resposta...não. Elas não têm consciência. Não pensam. Não ligam. Elas literalmente cagam e andam pros outros. Ou, melhor, deixam que os cachorros caguem e andem por elas também. É revoltante.

Então eu pensei:

- Como fazer para incutir noções mínimas de cidadania, honestidade, no brasileiro?

E foi aí que me ocorreu a resposta:

- Usando a plataforma de aprendizado que mais funciona para gente sem noção e sem lógica, a superstição.

Brasileiro é muito supersticioso, crédulo, tonto. Acredita em qualquer besteira escrita no horóscopo, mesmo que tenha sido escrito por um redator estagiário que nem astrólogo é.(Digo isso porque EU já fui redatora que inventava os doze signos todos os dias, escrevia qualquer coisa que vinha na minha cabeça). Brasileiro acredita em duende, em alma penada, em seres mitológicos, em mandinga, em simpatia, em TUDO.

Por que não então, usar essa plataforma de CRENÇA para EDUCAR as pessoas?

Por exemplo, poderíamos criar novas superstições-cidadãs, tipo:

- Jogar lixo no chão faz a mãe morrer em 3 dias.

- Homem que deixa cocô de cachorro na calçada o pinto cai. Se for mulher, cai a bunda.

- Motorista que para o carro sobre a faixa de pedestre fica careca em 3 meses.

- Estacionar em vaga de deficiente sem ser deficiente faz nascer 10 verrugas no céu da boca

- Político que rouba dinheiro público tem ataque fulminante na lua cheia seguinte ao delito.

E assim por diante.

Já que os argumentos lógicos não funcionam, tem que meter medo nessa gente sem consciência. Digo tudo isso porque ontem, quando fomos passear com nossos dois cachorrinhos, acompanhados de nossos sacos de recolher cocô, meu marido pisou com seu sapato novo, presente das filhas, em um desses dejetos. E aí você fica muito contrariado, porque é isso que muitas vezes a vida mostra: que não basta você fazer direito pra se isentar das consequências de quem faz errado.

Ô gente.

Fonte: Rosana Hermann - http://noticias.r7.com/blogs/querido-leitor/

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Abre o Som

No dia 12/12/10 o Grupo de Dança 8 Estrelas fez uma apresentação de dança: Abre o Som - Bonde do Maluco. Confira o ensaio abaixo:


Dançarinos: Felipe, Raiane, Poliana, Flavia e Bianca

Organizado pelo Educador Universitário Leandro Silva

Parabéns pessoal!!!

Festa Julina: "Dança do Macaco"

Organizada pela Educadora Universitária: Fabiana Ribeiro Lopes

Educadores Univ. : Leandro, Fabiana, Lucineide e Michele
Voluntária: Michelão

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Natal do PEF Dulce

Nesse último final de semana (11 e 12/12) contamos com diversas atividades relacionadas ao Natal. No sábado a Educadora Universitária Sthephanie apresentou junto as crianças um teatro de fantoche contando a historia de Jesus e ao final todos cantaram uma linda canção natalina. Além de varias oficinas em comemoração a essa data mais esperada do ano. No domingo o destaque foi para o I concurso de Karaokê organizado pelo Educador Universitário Leandro Silva.


O concurso contou com a participação da comunidade que é fundamental para o funcionamento da Unidade Escolar, todos se divertiram e no final somente uma pessoa foi contemplada com uma linda cesta de natal o vitorioso desse evento foi Wellington (pagodeiro). Além do concurso o grupo de dança 8 Estrelas fizeram uma pequena apresentação da música "Abre o Som (Bonde do Maluco)".

Ao decorrer do dia o Educador Universitário Bruno Moraes organizou diversas rodadas de bingo com premiação. A Educadora Cynthia se produzui de mamãe noel e distribui doces para toda a criançada. .

Agradecemos a Educadora Profissional Selma e a todos os Educadores Universitários. Quem venha 2011 de muita paz, saúde e felicidades pra todos nós!
Feliz Natal e Prospero Ano Novo!!!

Fotos: Educador Universitário Leandro



















quinta-feira, 9 de dezembro de 2010



Inscrições para novas Instituições de Ensino

A Fundação para o Desenvolvimento da Educação – FDE comunica que estão abertas as inscrições para Instituições de Ensino Superior, sediadas no Estado de São Paulo, interessadas em participar do Projeto Bolsa Universidade do Programa Escola da Família no 1º semestre/2011.

O Programa Escola da Família é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo que possibilita a abertura das escolas públicas estaduais aos finais de semana, a fim de atrair os jovens e suas famílias para um espaço voltado à prática da cidadania, promovendo a convivência e fortalecendo a integração escola/comunidade.

As Instituições interessadas deverão observar, a partir de 08/12/10, os requisitos, documentação, regulamento e manual operativo do Programa, legislação aplicável e demais informações pertinentes no site do Programa: http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br As Instituições deverão entregar o plano de trabalho e respectiva documentação, observadas as instruções disponibilizadas no site, na sede da FDE - Av. São Luís nº 99 - 15º. Andar - Centro - São Paulo - SP - CEP 01046-001, até 12/01/2011, de 2ª a 6ª, das 08h30 às 17h, ou encaminhar via Correio.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Comemoração de Natal

Em comemoração a data mais esperada do ano onde se comemora o natal. Nesse final de semana 12/12 estaremos fazendo algumas atividades especiais, são elas:

13:00h - som livre / Oficinas de Natal
13:30h - Bingo
14:30h - Concurso de Karaoke
16:00h - Apresentação de dança (axé, black miusic..)
16:30h - Encerramento

Venham participar!!!